Android Quindim? Not today! Confira lista dos aparelhos que serão atualizados.
- Postado por Ikaro Breny
- Em 1 de outubro de 2019
- 1 Comentários
No dia 3 de Setembro de 2019 a Google lançou oficialmente a versão finalizada do novo Android. Mas como sempre, as atualizações só começam a chegar para os usuários dias, semanas e até meses depois. Além do redesign na logo e a volta do robozinho, a primeira grande mudança já veio quebrando a tradição quase religiosa dos nomes das versões do O.S fazerem referências à doces. O até então ‘’Android Q’’ estava sendo liberado em beta periodicamente pela Google como de costume mas, quando lançado, seu nome foi trocado para Android 10. Pois é! Perderam a chance de ter um Android Quindim. ¯\_(ツ)_/¯
Vamos para as novidades!
Estética
Com mudanças sutis no visual do sistema, agora finalmente temos modo noturno nativo! O recurso, na verdade, funciona muito bem (obrigado) para celulares com tecnologia Amoled em sua tela. O Amoled basicamente é uma tecnologia que consiste em ascender os pixels da tela individualmente. Quando a cor é preta, os pixels correspondentes à região da tela que estiver preta ficam desligados causando como consequência uma economia considerável de energia. Já para painéis que utilizam a tecnologia LDC/IPS/TFT o modo escuro não passará de uma opção estética. Pode ser usado também para aliviar a exposição dos olhos à luzes fortes.
Outra mudança sutil, porém notável, são as fontes do sistema. Antes eram fininhas com uma pegada bem clean lembrando muito o iOS da Apple. Agora elas são mais grossas e bem marcadas bem no estilão Miui da Xiaomi com os títulos dos menus bem destacados além do ícone nas páginas de configuração aparecerem centralizados.
E por falar nos ícones, eles também ganharam novas possibilidades de formatos e cores assim como o controle de mídia na área de notificações também foi aprimorado e reorganizado (thanks, God!)
Outro recurso que eu achei bem interessante (e fiquei me questionando o por quê só entrou agora, risos) é o compartilhamento de wifi via QR Code. Massssss, isso não é um recurso tão novo já que os sistemas personalizados das fabricantes já traziam essa possibilidade à anos. Que bom que a Google implementou isso no sistema nativo, pois já tava passando da hora, né, meu anjo?
Segurança:
As permissões de localização foram atualizadas e para melhor! Antes, você podia permitir algum aplicativo acessar a sua localização sempre ou nunca. Agora, você pode escolher o momento em que determinado app vai usar o recurso. Isso evita por exemplo que você fique sendo rastreada (o) por aí 24 horas por dia (rindo de nervousor).
Ainda na área de segurança, a partir do Android 10 as fabricantes de smartphones precisaram criptografar os dados do aparelho usando o método Adiantum do Google. Parece um feitiço de Harry Potter, mas é só um método mesmo.
Houveram alterações na API biométrica também. Os aplicativos e serviços (apps de banco por exemplo) usarão o recurso de leitura facial e impressão digital de forma mais segura para os usuários entre outras milhares de atualizações de protocolos de segurança no sistema.
Mas beleza, o meu celular vai receber essa atualização?
Então, meus caros, essa é uma questão complicada para usuários Android uma vez que as fabricantes é quem vão decidir quais aparelhos serão atualizados com base em uma série de fatores como por exemplo a vida útil e o poder de fogo do aparelho. Sendo assim, fica no ar as datas exatas em que as atualizações serão liberadas. BUT, aqui vai a lista com os aparelhos que com certeza serão atualizados e outros que possivelmente sentirão o sabor do ”Quindim”.
SAMSUNG
A sul coreana não divulgou oficialmente quais aparelhos irão receber a atualização. Mas como de costume os lançamentos mais recentes e alguns topo de linha e intermediários com desempenho razoável serão atualizados. Há rumores de que o Galaxy S8, Top de linha mais antigo da Samsung seria atualizado mas nada foi confirmado sobre isso.
-
Galaxy S10, S10+ e S10e
-
Galaxy S9 e S9+
-
Galaxy Note10, Note10+ e Note9
-
Galaxy M30 e M30s
-
Galaxy M20
-
Galaxy M10
-
Galaxy J8
-
Galaxy J6 e J6+
-
Galaxy J4 e J4+
-
Galaxy J7 Duo e J7 2018,
-
Galaxy J5 2018
-
Galaxy J3 2018
-
Galaxy A90 5G
-
Galaxy A80
-
Galaxy A70
-
Galaxy A60
-
Galaxy A50 e A50s
-
Galaxy A40
-
Galaxy A30 e A30s
-
Galaxy A20 e A20e
-
Galaxy A10, A10s e A10e
-
Galaxy A9 Pro 2019
-
Galaxy A7
-
Galaxy A6 e A6+
-
Galaxy Tab S5e
-
Galaxy Tab S4
-
Galaxy Tab S6
-
Galaxy Tab A 2019 e Tab A 2018
MOTOROLA
A criadora do Moto G, uns dos maiores sucessos do mercado brasileiro, divulgou uma lista oficial dos aparelhos que irão receber o novo OS. As atualizações da Motorola não costumam demorar muito então fiquem atentos.
-
Motorola One
-
Motorola One Vision
-
Motorola One Power
-
Motorola One Action
-
Moto G7
-
Moto G7 Plus
-
Moto G7 Power
-
Mtoo G7 Play
-
Moto Z3
-
Moto Z3 Play
-
Moto Z4
XIAOMI
A chinesa mais queridinha do Brasil também divulgou lista oficial. Inclusive alguns aparelhos já até começaram a receber a atualização. A expectativa para o Android10 na Mi é grande já que a atualização para o sistema operacional pode cair junto ao lançamento da Miui 11 para alguns aparelhos. A interface visual própria da fabricante promete grandes mudanças e melhorias no desempenho dos aparelhos Xiaomi. O novíssimo Mi Mix Alpha que ainda nem foi lançado oficialmente já virá com o Android10.
-
Xiaomi Mi MIX 3
-
Xiaomi Mi MIX 3 5G
-
Xiaomi Mi MIX 2
-
Xiaomi Mi MIX 2S
-
Xiaomi Mi 9
-
Xiaomi Mi 9 SE
-
Xiaomi Redmi K20
-
Redmi K20 Pro
-
Xiaomi Mi 8
-
Xiaomi Mi 8 Pro
-
Xiaomi Mi 8 Lite
-
Xiaomi Mi A2
-
Xiaomi Mi A2 Lite
-
Xiaomi Mi A3
-
Pocophone F1
-
Redmi 7
-
Redmi Note 7
-
Redmi Note 7 Pro
SONY
A companhia japonesa dona do PlayStation não deu detalhes oficiais sobre o assunto. Entretanto, seu topo de linha, o XZ3, estava no programa beta do Android 10. Apesar de a fabricante não ter confirmado, a tendência é que modelos top anteriores da linha também recebam o update.
-
Sony Xperia XZ3
-
Sony Xperia XZ2
-
Sony Xperia XZ2 Compact
-
Sony Xperia XZ2 Premium
-
Sony Xperia 10
-
Sony Xperia 10 Plus
-
Sony Xperia 1
ASUS
Sem muitos detalhes a fabricante famosa por atrasar updates não divulgou lista oficial. Apesar disso, o Zenfone 5Z e Zenfone 6 estavam no programa beta do Andorid 10 e portanto devem ser atualizados nos próximos meses. Outros aparelhos intermediários como a recém lançada linha Zenfone MAX também deve ser atualizada mas não foi confirmado pela fabricante.
-
Asus ZenFone 5Z
-
ASUS Zenfone 6
LG
A empresa não fez divulgações de listas, entretanto, sabe-se que o G8 ThinQ já está com sua atualização confirmada. Os outros modelos são apenas especulações.
-
LG G8 ThinQ
-
LG G8s ThinQ
-
LG V40 ThinQ
-
LG V50 ThinQ 5G
HUAWEI
A multinacional chinesa, apesar de suas tretas comerciais com os Estados Unidos, liberou uma lista dos seus aparelhos que irão receber a atualização. Os aparelhos de sua submarca, Honor, também entram na lista.
-
Huawei P30
-
Huawei P30 Pro
-
Huawei P30 Lite
-
Huawei P Smart (2019
-
Huawei P Smart Plus (2019)
-
Huawei P Smart Z
-
Huawei P20, Huawei P20 Pro
-
Huawei Mate 10, Huawei Mate 10 Pro, Huawei Mate 10 Porsche Design
-
Huawei Mate 20, Huawei Mate 20 Pro, Huawei Mate 20 Lite
-
Huawei Mate 20 X, Huawei Mate 20 X 5G, Huawei Mate 20 RS Porsche Design
-
Honor 20, Honor 20 Pro, Honor 20 Lite, Honor View 20 (V20)
-
Honor 10, Honor 10 Lite, Honor View 10 Lite (8X)
-
Honor View 10
-
Honor 9X, Honor 9X Pro
-
Honor Play
-
Honor Magic 2
-
Honor 8A
Apesar de não ter venda disponível no Brasil, o Pixel, linha de smartphones fabricado pela própria Google, já estão com atualização disponível. A linha Pixel tem o Android 100% puro e as atualizações sempre saem primeiro nele.
-
Google Pixel, Google Pixel XL
-
Google Pixel 2, Google Pixel 2 XL
-
Google Pixel 3, Google Pixel 3 XL
-
Google Pixel 3a, Google Pixel 3a XL
1 Comentários