Fita adesiva na webcam? Saiba se você está sendo vigiado
- Postado por Clarice Gaspar
- Em 4 de julho de 2019
- 1 Comentários
- #Backup, #BhTi, #Casetecnologia, #Manutenção, #SejaCase, camera, casetecnologiabh, comoprotegermeusdados, dados, revendaavast, segurançadedados, ti, webcam
A internet está indo a loucura com as informações circulando entre fóruns e redes sociais. Ao que tudo indica invasores estão acessando imagens de webcams, câmeras de smartphone, câmeras de prédios e até mesmo de babás eletrônicas, resumindo: tudo que faz o uso de câmeras está vulnerável, uma vez que esses aparelhos estão diretamente conectados à internet.
Segurança online é um tema que assombra muita gente que navega na rede, por isso é muito comum encontrarmos principalmente em notebooks a câmera desabilitada e vedada com um adesivo.
Recentemente aqui na empresa um de nossos clientes contou sobre um e-mail recebido desses invasores onde continha uma ameaça clara a segurança de seus dados. O invasor garantia que se não recebesse determinada quantia em bitcoins (Sim! Muita grana envolvida), vazaria dados que iriam compromete-lo fortemente. Nem precisa falar que o coração do cara saiu pela boca, né? E olha que ele nem tinha culpa no cartório, imagina se tivesse.
Calma, calma! Se surgiu uma baita preocupação com a sua segurança e a de seus dados, pode ficar mais de boa que nós vamos te ajudar a respirar aliviado outra vez. Trouxemos umas dicazinhas pra você descobrir se está ou não na mira desses invasores:
-
Tenha sempre um bom antivírus instalado em seu computador. No caso de empresas e arquivos de grande importância o Avast (opa, opa nós somos revenda), possui uma opção super em conta que pode te ajudar a guardar a sete chaves esses dados.
-
É importante que você já possua alguns programas para identificar malwares que possam estar em seu computador, como por exemplo: Malwarebytes e Adwcleaner.
-
Uma das opções que você pode realizar manualmente é abrir o gerenciador de tarefas do Windows e ver quais os processos que estão sendo executados pelo seu computador. Habitualmente os malwares utilizam letras maiúsculas seguidas da extensão “exe”. Sendo assim uma busca pode ser realizada no registro do sistema para tentar identificar qualquer arquivo que tenha pelo menos 3 letras maiúsculas e que seja seguido pela extensão “exe”, como citado anteriormente.
-
Para facilitar, você pode utilizar alguns programas que irão identificar se o seu computador está sendo infectado por uma variante de Keylloger que é o Keyllogers de software. O Junkware Removal Tool JRT, agindo juntamente com o adwcleaner pode te salvar dessas infecções de invasores e consequentemente de dores de cabeças e grandes problemas, principalmente para você que tem o hábito de acessar contas bancarias ou realiza compras via internet.
1 Comentários