Por que escolher o HD SSD?
- Postado por Admin
- Em 9 de julho de 2019
- 0 Comentários
- #Casetecnologia, #Manutenção, assistência técnica, assistenciatecnica, belo horizonte, belohorizonte, bh, case tecnologia, case tecnologia bh, casetecnologiabh, hd, hdsata, manutenção de computadores, msconfig, soluçõesemti, ssd, tecnologiabh, ti, tibh
Quando o SSD surgiu no mercado há alguns anos atrás, sua tecnologia impressionou aqueles que estavam cansados das limitações dos HDs comuns, mas o novo drive ainda era inviável para a maioria das pessoas.
Os maiores problemas consistiam de certos aspectos: pouco espaço de armazenamento, pouco conhecimento do produto e o preço elevado.
Com o passar do tempo, a tecnologia foi evoluindo e mais empresas foram criando seus próprios SSDs, com mais espaço e com menor custo.
Nos dias atuais, as vantagens em relação aos HDs convencionais são ainda mais perceptíveis e você pode conferir a seguir as principais razões para trocar o seu drive velho por um SSD novinho:
Agilidade
O motivo mais óbvio para usar um SSD é o fato de ele ser extremamente mais rápido que um HD comum. Na verdade, ele chega a ser 10 vezes mais rápido para acessar os arquivos armazenados nele do que um HD SATA.
Isso faz com o seu sistema operacional se inicie em pouco tempo e com que os softwares inicializem sem qualquer engasgo ou lentidão. Parando pra pensar no tempo total que você gasta na frente do PC esperando um programa abrir ou fazer uma ação mais pesada, é de se imaginar que a diferença será bem perceptível!
Facilidade nas Multitarefas
Como mencionado anteriormente, o SSD é mais rápido e potente, o que também facilita a vida de quem precisa realizar múltiplas tarefas no PC todos os dias. Ou seja, será possível usar um software de edição enquanto se navega na internet e ouve músicas no Spotify sem lidar com qualquer lentidão.
Economia de Bateria
Se você possui um notebook, é muito provável que em muitas situações a bateria tenha te deixado na mão, principalmente após alguns meses de uso. Parcela disso se deve ao uso excessivo de softwares mais pesados, mas também temos que levar em consideração que o próprio HD convencional consome bem mais energia do que você imagina.
Já o nosso queridinho SSD conta com a vantagem de não ter nenhuma parte mecânica tendo que girar incessantemente, podendo oferecer uma boa economia de bateria a sua máquina.
Superaquecimento Não Mais
Por ser uma peça mecânica, o HD comum está em constante movimento, o que pode acabar causando um aquecimento excessivo em algumas ocasiões. Esse aquecimento pode ser sentido especialmente por quem possui notebooks, mas o real problema é que isso pode causar danos ao longo prazo (tanto ao equipamento quanto ao usuário).
Como o SSD não tem qualquer parte mecânica e nem partes que precisam se movimentar, ele obviamente não conta com problemas de aquecimento. É lógico que ele ainda emitirá calor, mas não da mesma forma.
Não é Frágil
Aqui vai outro impasse para quem possui um notebook, já que é bem comum acabar quebrando ou danificando o HD SATA com uma simples queda do aparelho ou mesmo com uma batida leve na parte de baixo do computador.
Isso ocorre porque normalmente esses danos ocorrem exatamente quando o disco interno do HD comum está rodando para acessar alguma informação ou arquivo. No meio do processo, o seu leitor pode entrar em contato brusco com o disco e estragar o HD convencional de forma irreparável.
Como o SSD não é mecânico, isso não acontece e ele acaba sendo bem mais resistente mesmo em quedas ou batidas. Obviamente que não recomendamos que não tenha cuidado com o SSD, mas ele certamente tem mais chances de sobreviver à pequenos acidentes como esses.
Durabilidade
Pelo fato de o HD SATA ser uma peça mecânica e bem frágil, não dá para confiar taaanto na sua longevidade e durabilidade, mesmo com todo cuidado do mundo ao longo dos anos. Com um SSD, você terá uma garantia bem melhor e a certeza de que não precisará gastar dinheiro frequentemente ao ter que trocar essa peça.
Xô Barulho
0 Comentários